Espetáculo infantil gratuito chega a Itaguari, Itaberaí e à Cidade de Goiás

26 de maio de 2025

Apresentações de “Corinha no Cerrado das Maravilhas” terão sessões com intérpretes de Libras e acessibilidade

O espetáculo “Corinha no Cerrado das Maravilhas”, da Cia Flor do Cerrado, vai percorrer oito cidades do interior goiano ao longo do mês de maio, em uma circulação que homenageia a poetisa Cora Coralina e promove o acesso à arte e à literatura de forma gratuita, inclusiva e descentralizada. A iniciativa contempla cidades que integram o roteiro turístico-cultural conhecido como Caminho de Cora Coralina, levando teatro de qualidade a estudantes da rede pública municipal, com sessões às 9h e 14h em cada localidade e intérpretes de Libras em todas as apresentações.


Além de Itaguari, Itaberaí e Cidade de Goiás, o projeto realiza parceria com secretarias municipais de Educação, Cultura e Turismo para garantir o transporte escolar, e também convida educadores sociais e agentes da saúde pública que atuam com crianças em situação de vulnerabilidade. Todos os espaços utilizados são públicos ou pertencem a grupos independentes, com estrutura acessível para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.


Criada em 2012, a Cia Flor do Cerrado tem mais de uma década de atuação com foco em teatro para infância e juventude, sempre aliando produção artística à reflexão sobre inclusão e pertencimento. Estreado em 2022 como parte das comemorações dos 10 anos da companhia, “Corinha no Cerrado das Maravilhas” é uma obra do autor Ribamar Ribeiro escrita especialmente para o grupo. Além disso, a companhia levará o espetáculo, inspirado na obra de Cora Coralina, para cidades do interior goiano. “Nosso trabalho vai muito além do entretenimento. Queremos que as crianças e jovens se reconheçam nas histórias que contamos, fortalecendo os laços com sua cultura e reforçando seu pertencimento a esse universo”, afirma Hélio, integrante da Cia.


A turnê é também um resgate da poesia regional e uma valorização do Cerrado goiano e da figura de Cora Coralina, que levou o nome do estado para a literatura nacional e internacional. Ao promover o intercâmbio entre artistas, professores, estudantes e suas diferentes realidades, o projeto amplia o debate sobre cultura, educação e políticas públicas, incentivando a formação de público e fomentando a cadeia cultural em municípios afastados dos grandes centros.


O projeto “Circulação - Cia Flor do Cerrado no Caminho de Cora Coralina” foi contemplado pelo Edital de Fomento ao Teatro nº 11/2024.


Confira a programação:


28/05/2025 – Itaguari

Escola Municipal Prof. Raimundo de Oliveira Castro

Sessões: 9h / 14h


29/05/2025 – Itaberaí

Escola Municipalizada São Dimas José Pedro Soares

Sessões: 9h / 14h


30/05/2025 – Cidade de Goiás

Escola Municipal Prof.ª Terezinha V. Mendes

Sessões: 9h / 14h


Por Joao Ribeiro 29 de agosto de 2025
A cantora, compositora e produtora Sereia do Cerrado inicia em 2025 o projeto "Ressonâncias e Preservações: Músicas Afro-Brasileiras, Cânticos Sagrados Iorubás e a Música Indígena Pataxó". Para criar um espaço de troca cultural, será realizado nos dias 30 e 31 de agosto oficinas gratuitas de música afro-brasileira e palestras de representantes pataxó, no Orum Aiyê Quilombo Cultural, para pessoas pretas em Goiânia. O projeto se iniciou com uma pesquisa realizada em Goiânia, Salvador e na Costa do Descobrimento (BA), onde a produtora fez visitas a terreiros e comunidades tradicionais, além de vivências em uma aldeia pataxó. O trabalho conta com a colaboração do percussionista Maestro Macambira, referência da música afro-brasileira, além da participação do indígena Txihi Pataxó, que compartilhará cantos e saberes ancestrais do seu povo. Os registros deste encontros musicais vão se tornar um documentário especial, com lançamento em outubro deste ano. A iniciativa propõe um mergulho nas tradições musicais afro-indígenas do Brasil, com foco na valorização e preservação de expressões culturais que enfrentam risco de apagamento. Oficinas e vivências A programação terá início no sábado (30) com a participação de Txihi Pataxó, trazendo cantos e narrativas sobre espiritualidade, memória e identidade do povo Pataxó. Em seguida, o público participará de uma imersão conduzida pelo Maestro Macambira, com aulas práticas que abordarão saídas e fundamentos de cada Orixá, energias e significados das tradições, ritmos como Aguerê de Oxóssi, Alujá de Xangô e Vassi de Ogum, entre outros toques sagrados. No domingo (31), a vivência será dedicada ao samba de roda, expressão cultural que preserva a alegria e a ancestralidade do povo negro. O encerramento contará com um lanche coletivo como gesto de acolhimento e partilha. 📌Serviço: Oficinas e vivências de música afro-brasileira e indígena Local: Orum Aiyê Quilombo Cultural – Goiânia Data: 30 e 31 de agosto Atividades gratuitas destinada a pessoas pretas (Inscrições encerradas)
Por Joao Ribeiro 29 de agosto de 2025
Thiago Veigh da Silva, conhecido como Veigh, uma das vozes mais potentes da nova geração do rap nacional, anunciou sua EVOM Tour , baseada no álbum Eu Venci o Mundo (2025), um dos maiores sucessos nacionais do ano. O show de estreia será no dia 25 de outubro , no Espaço Unimed, em São Paulo, e os ingressos estarão à venda a partir de 3 de setembro , pelo site da Eventim. O álbum alcançou o Top 3 Global do Spotify e contabilizou 10 milhões de plays em menos de 24 horas. Com uma estética mais madura, o trabalho reflete a trajetória de Veigh, com letras introspectivas que abordam conquistas, desafios pessoais e a busca por equilíbrio em meio à fama. A turnê levará o repertório do disco aos palcos, incorporando dança e coreografias, transformando os shows em experiências intensas e conectadas com os fãs. O setlist inclui desde o sucesso mais recente Artista Genérico, até outros grandes hits da carreira do artista, que acumula mais de um bilhão de visualizações no YouTube, 22 milhões de ouvintes mensais nas plataformas digitais e 10 milhões de seguidores nas redes sociais. Além de São Paulo, a EVOM Tour passará por diversos estados brasileiros até o fim de 2025, incluindo Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Distrito Federal, Bahia, Paraná e Rio de Janeiro. A turnê é uma realização da 30e , maior companhia brasileira de entretenimento ao vivo, em parceria com a Supernova Entertainment , que já produziu shows de grandes nomes nacionais e internacionais. SERVIÇO Veigh - EVOM Tour @ São Paulo Realização: 30e e Supernova Ent São Paulo Data: 25 de outubro de 2025 (sábado) Local: Espaço Unimed - R. Tagipuru, 795 - Barra Funda - São Paulo/SP Classificação Etária: 16 anos. Menores de 16 anos somente acompanhados dos pais ou do responsável legal*. *Sujeito a alteração por Decisão Judicial. Bilheteria oficial: Espaço Unimed - Endereço: R. Tagipuru, 795 - Barra Funda, São Paulo - SP, 01156-000 Funcionamento: Terça a sábado das 10h às 17h | *Fechado em feriados, emenda de feriados, dias de jogos ou em dias de eventos de outras empresas. Vendas: informações em breve
Por Joao Ribeiro 26 de agosto de 2025
A cantora goiana Marina Versos lança seu mais recente trabalho, a música "Teu Olhar", em parceria com o DJ Hollow Minds. A faixa combina a suavidade e o estilo poético de Marina com a produção eletrônica envolvente de Hollow Minds, criando uma experiência musical única que une MPB contemporânea e elementos eletrônicos. O visualizer oficial da música já está disponível no YouTube, e trechos da canção têm sido compartilhados nas redes sociais, permitindo aos fãs uma interação direta com os artistas. Com apenas 23 anos, Marina Versos vem se destacando como uma das vozes promissoras da nova MPB. Além de cantora e compositora, ela também atua na direção de arte de seus projetos, garantindo uma identidade visual forte e autoral. A colaboração em "Teu Olhar" evidencia sua versatilidade e capacidade de explorar diferentes estilos musicais. Para acompanhar o trabalho da artista, os fãs podem seguir Marina Versos no Instagram (@marinaversos) e no YouTube, onde ela compartilha suas produções e apresentações. Confira o trabalho: 
Por Joao Ribeiro 22 de agosto de 2025
Jorge Luiz, mais conhecido como Jorgão, nasceu em Goiânia. É publicitário, DJ e produtor musical. O artista iniciou sua carreira musical como vocalista da Banda de Rock Sem Sinal em 2017. Em 2021, decidiu dar continuidade à sua carreira solo como produtor musical. Além de agitar a pista com diversas vertentes de House e Funk, Jorgão também incorpora um estilo influenciado por artistas do Rap, Rock e do House. Jorgão começou na publicidade como gestor de redes sociais e tráfego pago, ao longo dos anos trabalhou como produtor de conteúdo e já fez trabalhos de publicidade como fotos e locuções para rádios goianas. Nosso locutor das manhãs te apresenta seu novo som! Confira TRANQUILIZA!
Por Joao Ribeiro 22 de agosto de 2025
MC Hariel, um dos nomes mais influentes do funk e da música urbana brasileira, lançou hoje, 21 de agosto, o aguardado álbum “Eh Noiz ki Tá”. O trabalho marca um retorno às origens do artista, com sonoridade inspirada no funk de rua, trazendo batidas intensas, letras afiadas e a energia característica das comunidades que moldaram sua trajetória. Segundo Hariel, o título do disco é mais do que uma gíria: é um grito coletivo de identidade, orgulho e presença. Produzido por nomes de peso como Nagalli, DJ Murilo e LT no Beat, Ajaxx e DJ Perera, o álbum foi construído em torno de quatro pilares: arte, funk, cultura e união. A proposta é reafirmar o caráter coletivo do gênero, reunindo feats de destaque no cenário nacional, como Kayblack, Ferrugem, MC Cabelinho, Rael, Major RD, Neguinho da Kaxeta, Vulgo FK, MC Kako, MC Rah, entre outros. O projeto já havia sido antecipado pelo single homônimo, lançado em julho com clipe dirigido por Tico Fernandes e Kaique Alves, em parceria com a KondZilla. Composto por 15 faixas, “Eh Noiz ki Tá” apresenta parcerias marcantes, como “Aston Martin” (com Kayblack), “Sede de Vencer” (com Ferrugem), “Sinceridade” (com MC Cabelinho), “5 Letras” (com MC Kadu e Neguinho da Kaxeta) e “Bloco de Notas” (com MC Kako). A faixa foco, “XT -2”, traz um sample do cantor e compositor brasileiro Pepeu Gomes, mesclando elementos da música popular ao ritmo das pistas, em um resultado que traduz maturidade artística sem abrir mão da espontaneidade. Reconhecido como um dos principais representantes do funk consciente, Hariel acumula mais de 5 bilhões de streams e conta com uma base de 18 milhões de seguidores nas redes sociais. Ao longo da carreira, lançou sucessos que se tornaram verdadeiros hinos das periferias, como “Maçã Verde” e “Cracolândia”, e se consolidou como uma voz potente de transformação e valorização das quebradas. Aos 27 anos, Hariel reafirma com “Eh Noiz ki Tá” o compromisso de fazer música como instrumento de resistência e celebração cultural. O projeto convida o público a celebrar a presença, a união e o orgulho de onde se veio, fortalecendo o lugar do funk como arte e expressão legítima da favela.
Por Joao Ribeiro 21 de agosto de 2025
MC Lozin, uma das vozes mais fortes do funk, inicia hoje a divulgação de seu segundo álbum completo, “Sinceramente”, com o lançamento da faixa “Visão de Águia”. Produzido por Mortão VMG e DJ Oreia, o trabalho transita entre o funk ostentação consciente, espiritualidade e a realidade da periferia, refletindo a trajetória do artista e sua vivência na quebrada. As demais faixas do álbum serão lançadas gradualmente nos próximos meses, mantendo o público conectado à sua evolução musical. Participações de MC Talibã e Mano Fler reforçam a força da união na periferia. A faixa de estreia, “Visão de Águia”, mistura superação, fé e ambição real, transmitindo uma mensagem direta à juventude periférica: mesmo diante das dificuldades, é preciso manter o olhar elevado e transformar dor em potência. O álbum promete trazer, ao longo de suas 14 faixas, faixas como “Sem Deus Não Sou Nada”, com letra espiritual e reflexiva, e “Abre a Capota”, que celebra vitórias sem esquecer as raízes. “Sinceramente” se destaca por mesclar letras de oração, afronta e poesia periférica, construindo uma narrativa autêntica que conecta o público à história do artista e à sua visão de vida. Faixas com participações especiais, como “Óh Pai” com Mano Fler e “Masca a Amarga” com MC Talibã, reforçam o diálogo com a juventude e fortalecem a identidade periférica na cena musical. O álbum será lançado de forma independente e se destina a playlists de funk consciente, podcasts de cultura periférica e plataformas digitais, oferecendo conteúdo para eventos, shows e projetos que valorizam a fé, a originalidade e a força da quebrada. Hoje começa a primeira etapa desse lançamento com “Visão de Águia”, abrindo caminho para as próximas faixas que chegarão nos meses seguintes.
Por Joao Ribeiro 19 de agosto de 2025
O cenário nacional das batalhas de rima acaba de ganhar um reforço de peso: chega o Favera Freestyle, o novo time de freestyle do Brasil, com estrutura, identidade e propósito voltados à profissionalização da cena. Idealizado pelos produtores culturais Raphael Gustavo e Gabriel Ribeiro, crias do Vera Cruz, zona oeste de Goiânia, o time surge com a missão de consolidar o freestyle como uma modalidade cultural-esportiva em ascensão, sem abrir mão da essência do hip hop e dos valores de diversidade, inclusão e protagonismo periférico. “Criar um time de freestyle é reconhecer que a rima improvisada é mais do que arte: é performance, técnica, estratégia e expressão cultural de alto nível. Assim como os e-sports romperam as barreiras do entretenimento, o freestyle já está sendo reconhecido como modalidade competitiva de verdade, com atletas, times e impacto social”, afirma Raphael Gustavo, um dos fundadores do Favera Freestyle.  Com foco na diversidade e na transformação social, o Favera Freestyle se estrutura como um coletivo-esporte, reunindo grandes nomes da cena brasileira em um elenco de respeito. O time estreia com cinco MC’s representando diferentes regiões do país, cada um com sua trajetória, vitórias e estilo único: • Kaemy (GO) – Camisa 1 e capitã do time. Tricampeã estadual e campeã nacional em 2023, é uma das maiores referências do freestyle feminino no Brasil. Desde a formação do time, já conquistou títulos na Batalha da Paz (edição 150), Batalha do Largo (SP) e Batalha da P.U. (GO). • Winnit (SP) – Campeão do Nacional da Red Bull, reconhecido por sua construção lírica e punchlines certeiras. Traz consistência e estratégia para o time. Recentemente foi campeão da Batalha do Tucuruvi e finalista da Batalha da Aldeia 421. • Vitu (PE) – O camisa 10 da equipe. Considerado um dos MC’s mais originais do país, traz no currículo a conquista recente da 312ª edição da Batalha de Pirituba e finalista da Batalha do Ana Rosa. • Dadin (GO) – Atual campeão estadual de Goiás, é conhecido pela agressividade e competitividade, além das recentes vitórias na Batalha do Garavelo (edição 45) e na edição TrapStar da Batalha da Paz. • Neguim (GO) – Prata da casa, cria da Zona Oeste de Goiânia, é MC, host e militante da cultura hip hop. Conquistou recentemente com a camisa do time a edição 153 da Batalha da Paz, consolidando seu espaço entre os grandes nomes do Centro-Oeste. O Favera Freestyle nasce como resposta à crescente visibilidade das batalhas de rima no Brasil, onde MCs já começam a ser contratados por clubes de futebol e e-sports para representá-los nas arenas de improviso. A proposta do time é valorizar essa nova fase, criando uma estrutura que combine competição, narrativa e impacto cultural. Siga @faverafreestyle e acompanhe o cotidiano dos MC’s e os bastidores das batalhas.
Por Joao Ribeiro 15 de agosto de 2025
Quatro jogos irão movimentar a manhã do domingo (17) na semifinal da Taça das Favelas Goiás, o maior campeonato do mundo entre jovens de comunidades e periferias. Meninos e meninas entram em campo valendo a vaga para a grande final, no dia 30, no Estádio Olímpico. CONFRONTOS A bola vai rolar às 9 horas, no campo do Sesi Multiparque, em Goiânia. A sequência dos jogos será definida em um sorteio no domingo, na cerimônia de entrega dos uniformes para todos os semifinalistas. Semifinal Feminino Santa Helena x Itaipu Gentil Meireles x Cidade Nova Semifinal Masculino Alto da Glória x Quilombola Boa Nova Pontal Sul x Campo Formoso CERIMÔNIA Em parceria com a Tolledo Sports, marca goiana conhecida nacionalmente, a organização do evento irá presentear todas as comunidades, que chegaram a semifinal, com um jogo completo de uniformes: camisa, calção e meiões. Esse é um tradicional momento da Taça das Favelas Goiás, pois esse prêmio significa a confirmação da identidade da seleção. “Já acompanhamos várias histórias de comunidades que nunca tiveram um jogo completo de uniformes. Muitas precisam pegar uniforme emprestado pra jogar a competição. Então essa entrega é o sonho de muitos dos envolvidos. E o mais importante, é que estamos falando de uma das principais marcas de material esportivo do país, que é a Tolledo Sports”, afirmou Breno Cardoso, presidente da Cufa GO. TAÇA DAS FAVELAS GOIÁS A competição tem como objetivo central gerar oportunidades para jovens atletas moradores de comunidades e periferias, já que sabemos que nesses territórios não existe democracia de oportunidades. Para abrilhantar a competição, olheiros dos principais clubes de futebol do estado já confirmaram presença neste fim de semana. E caso algum destaque seja observado, o jogador ou a jogadora, poderá receber um convite para um período de avaliação no clube observador. TRANSMISSÃO As finais da Taça das Favelas Goiás 2025 serão disputadas no dia 30 de agosto e mais uma vez terá transmissão ao vivo em TV aberta para todo o estado de Goiás pela TV Anhanguera. Isso sempre é uma grande motivação para todas as comunidades participantes. SELEÇÃO GOIANA Ao final da competição estadual, será escalada uma seleção de Goiás que irá representar o nosso estado na disputa da Taça das Favelas Brasil, em São Paulo. Ficha Técnica Local: Sesi Multiparque - Goiânia Horário: 7:30 Dia: 17/08/25 - Domingo Entrada: Franca
Por Joao Ribeiro 14 de agosto de 2025
Os rappers MD Chefe e Major RD uniram forças na inédita “Reunião de Matuto”, lançada nesta quarta-feira (13) em todas as plataformas digitais, acompanhada de videoclipe no YouTube. A faixa mistura rimas sobre identidade preta, ostentação e superação, com críticas diretas a políticas públicas que, segundo os artistas, buscam censurar a cena do rap e do trap no Brasil. Entre os alvos, está o Projeto de Lei 26/2025, de autoria da vereadora paulistana Amanda Vettorazzo, que pretende proibir a contratação de artistas cujas letras contenham conteúdos considerados misóginos ou de apologia ao crime. Para MD Chefe e Major RD, a proposta abre brechas para perseguições seletivas, atingindo sobretudo artistas negros e periféricos. “O rap tem sido muito atacado só pra gerar mídia. O dinheiro que a gente faz hoje vem de muita luta e batalha. Nossa música é coisa séria”, afirmou MD Chefe. Já Major RD reforçou que suas letras retratam a realidade das favelas: “Sou repórter da minha área. Denuncio a violência, a desigualdade e a brutalidade policial. Isso não é incentivo ao crime, é a verdade que vivemos”.  No videoclipe, a dupla mescla imagens de luxo e poder com versos contundentes, como o que cita diretamente a vereadora e questiona a morte de um jovem em Santo Amaro, em São Paulo. Para os rappers, a música é um manifesto contra a tentativa de silenciamento cultural e um lembrete de que, apesar das críticas, o rap segue como voz ativa das comunidades.
Por Joao Ribeiro 7 de agosto de 2025
Maaju(na foto), Maduli e Bnegão estão na programação.  A terceira edição da Feira Multicultural GO ART será realizada entre os dias 15 e 17 de agosto no Centro Cultural Martim Cererê, em Goiânia. Com entrada gratuita, o evento celebra a arte urbana em suas diversas expressões, reunindo shows, discotecagens, batalhas de MCs, oficinas, exposições, competições de skate, flash tattoo, grafite e muito mais. Ao todo, a programação musical conta com 21 atrações , sendo 11 discotecagens e 10 shows , com destaque para a participação de BNegão , vocalista do Planet Hemp, com seu projeto “Bota Som”. DJs do Coletivo Selvática e artistas locais e nacionais também compõem o line-up, que contempla gêneros como hip hop, soul, punk, rock e reggae. A entrada será livre na sexta (15) e no sábado (16) até as 19h. Após esse horário, será solicitada a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado ao Instituto Batuíra de Saúde Mental e à Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). No domingo (17), a entrada é franca durante todo o dia. Além da música, o evento reforça o compromisso com a diversidade e a inclusão, promovendo a arte de rua como ferramenta de transformação social e ocupação criativa dos espaços urbanos. O GO ART já se consolidou como um dos maiores eventos de cultura alternativa de Goiás. Programação Musical GO ART 2025 Sexta-feira – 15/08 📍 Pátio 17h–19h: DJ Paulíssima 19h–20h30: DJ Eloah 20h30–22h: DJ Yasmim Lauck 📍 Pygua 19h–19h30: Insanidade 19h45–20h30: Rocco 20h45–21h30: Red Sand King 21h30–22h30: Mechanics (30 anos) 23h–00h: Worst Sábado – 16/08 📍 Pátio 14h–16h: DJ Segundo 16h–18h: DJ Pablo Kossa 18h–20h: DJ Daniel de Mello 20h–22h: DJ Iara Kevene 📍 Pygua 16h–16h45: Coró de Pau 17h–17h45: Rastibuia 18h–18h45: Sociedade Black (35 anos) 19h–20h30: Maaju 20h45–21h30: Maduli 21h45–00h: BNegão – Bota Som Domingo – 17/08 📍 Pátio 14h–16h: DJ Yasmim Lauck 16h–18h: DJ Eloah 18h–20h: DJ Poli Queiroz 🖼 GO ART – 3ª edição – Feira Multicultural de Artes Urbanas 📅 Datas: 15, 16 e 17 de agosto de 2025 📍 Local: Centro Cultural Martim Cererê – Rua 94-A, Setor Sul, Goiânia – GO 🎟 Entrada: – Sexta (15) e sábado (16) até 19h: gratuita – Após 19h: doação de 1kg de alimento não perecível – Domingo (17): entrada gratuita o dia todo 📲 Mais informações: Instagram @goart.br
VER MAIS