TRAZENDO À TONA O HIP HOP GOIANO

O hip hop é patrimônio imaterial da cidade de Goiânia e este ano mcs, rappers, breakers, grafiteiros e pesquisadores se uniram para resguardar a história do Hip Hop em Goiás. A partir do dia 3 de fevereiro de 2024 será lançado oficialmente o Circuito Histórico da Cultura Hip Hop, projeto que consiste em mapear lugares importantes do movimento em Goiás. O local escolhido para iniciar essa trajetória foi o Centro de Referência da Juventude - CRJ/Ponto de Cultura Hip Hop, localizado na Vila Morais, região leste da capital. O evento começa às 14h e vai reunir representantes da "velha escola" do hip hop goiano.
Ao todo, 8 lugares de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade e Senador Canedo fazem parte deste circuito nesta primeira fase do projeto. Cada local receberá placas com QrCode e app de acesso para mais informações sobre o hip hop goiano e, principalmente, sobre a manifestação cultural naquele local.
O projeto de autoria do professor Alysson Garcia oferece ainda oficina gratuita de formação sobre salvaguarda de patrimônio e manutenção de acervo para artistas e agentes culturais ligados à cultura hip hop. A curadoria do projeto elenca nomes importantes do movimento em Goiás, como a rapper e Mc Inà Avessa, o lendário Dj Fox, o b.boy e pesquisador BergKamp e a grafiteira Kaly. Este projeto foi contemplado pelo Edital de Fomento ao Patrimônio Material e Imaterial do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2023.
Conheça abaixo os lugares selecionados para iniciar o Circuito Histórico da Cultura Hip Hop Goiás:
- Feira Coberta da Cidade Vera Cruz (Aparecida de Goiânia)

CÉU das Artes (Trindade)

CRJ (Goiânia)

Beco da Codorna (Goiânia)

Praça Universitária (Goiânia)

Martim Cererê (Goiânia)

Castelinho do Lago das Rosas (Goiânia)

FORSEG (Senador Canedo)









