Diretor premiado conduz workshop gratuito em Goiânia
Atividade com Ribamar Ribeiro integra o projeto de manutenção da Cia Flor do Cerrado e antecede uma imersão artística com foco na montagem de novo espetáculo

Em meio a um cenário desafiador para o teatro infantojuvenil, a Cia Flor do Cerrado tem se consolidado como referência em Goiás ao unir arte, educação e pertencimento. Atuando há mais de 12 anos com foco na formação cultural de crianças e adolescentes, a companhia inicia uma nova etapa de sua trajetória com a realização de um workshop de direção teatral com o premiado dramaturgo e diretor Ribamar Ribeiro, do grupo carioca Ciclomáticos Companhia de Teatro.
A atividade acontece no dia 19 de maio, às 19h, no Espaço Estudium – Flor do Cerrado (Rua 15, n.º 264 – Centro, Goiânia), com entrada gratuita, vagas limitadas e inscrição prévia. O workshop integra o plano de ações formativas do grupo, realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), e será um momento de troca entre artistas goianos e o consagrado diretor, cuja carreira é marcada pela pesquisa em dramaturgia contemporânea e teatro narrativo. “Esse workshop é um encontro. Uma oportunidade de reverberar minha experiência como diretor e pesquisador em outros territórios criativos. Goiânia é uma cidade pela qual tenho muito carinho, e acredito que essa troca com os artistas locais será intensa, rica e transformadora”, afirma Ribamar Ribeiro.
Além do workshop, entre os dias 20 e 24 de maio, o diretor comandará uma imersão artística ao lado da Cia Flor do Cerrado, voltada à preparação e montagem do novo espetáculo da trupe, que terá sua direção assinada por ele. O processo marca o início de uma nova fase criativa da companhia e aprofunda a parceria entre os artistas goianos e o convidado. “Ter uma companhia montando um texto meu, com a minha direção, é uma honra e um compromisso que carrego com muita seriedade. A Flor do Cerrado é um grupo comprometido com a diversidade, com o público infantojuvenil e com a valorização da cultura regional, e essa imersão promete ser um mergulho potente em novas linguagens e possibilidades cênicas”, destaca o diretor.
Contemplada em quatro editais da PNAB, a Cia Flor do Cerrado ampliou sua atuação em 2025 com a circulação de espetáculos gratuitos, ações formativas e investimentos na sustentabilidade de suas atividades. Um dos projetos de destaque é o Edital de Manutenção de Grupos e Companhias Artísticas, que garante recursos para a continuidade do trabalho do grupo, reconhecido por integrar elementos da identidade goiana às suas criações.
Entre os espetáculos em circulação estão “As Peripécias da Princesa Esperta que Criava um Piolho e que Não Queria Casar!”, com apresentações acessíveis em escolas públicas e espaços culturais de Goiânia e Trindade, e “Corinha no Cerrado das Maravilhas”, inspirado na obra de Cora Coralina, que percorre o interior do estado neste mês de maio. “Nosso compromisso vai além do palco. Queremos que crianças e jovens se vejam representados nas histórias que contamos, reforçando os laços com sua cultura e tornando o teatro uma experiência de pertencimento”, afirma o produtor cultural Hélio Martins.
Para acompanhar a programação da companhia, incluindo oficinas, apresentações e novidades sobre o espetáculo em processo, siga @ciaflordocerrado nas redes sociais.








