Primeira Edição do Festival Taca Dendê agita o sextou de Goiânia na praça cívica
Festival de cultura afro-brasileira tem entrada gratuita e promete trazer o melhor do samba de roda para o centro da cidade

Uma grande roda de samba aguarda o público no dia 9 de maio, a partir das 19h, na Praça Cívica. O intuito é promover a musicalidade oriunda dos terreiros de candomblé e umbanda de modo a ampliar o diálogo entre artistas e público, promovendo a cultura e combatendo o preconceito.
Em Português e Iorubá os artistas convidados apresentarão canções autorais, do cancioneiro popular, da MPB e de Terreiro. Tudo com entrada Gratuita. O projeto, promovido pelo Coletivo criativo Círculo Digital em parceria com Instituto Oju Oyá acontece com o apoio da Secult Goiás através da Lei Aldir Blanc.
Ana Azevedo, coordenadora desta edição, comenta da alegria em realizar o festival: ”Eventos culturais como este são essenciais para promover um maior acesso da população à cultura Afro-brasileira, e assim, funcionar como instrumentos de combate ao racismo e à intolerância. E fazer isso ocupando com cultura de acesso gratuito um espaço tão tradicional da cidade como a Praça Cívica é duplamente especial.”
Esta edição conta com a presença do samba de roda das bandas Batucagê da Serrinha e clube do samba. Oficinas gratuitas também irão apresentar a cultura afro- brasileira ao público. O evento acontece nos dias 09 de maio e 12 de setembro, a partir das 19h, na parte aberta da Praça Cívica (próximo ao Monumento às Três Raças). O visitante terá oportunidade ainda de participar de uma oficina de turbante e aprender mais sobre este símbolo de resistência, empoderamento, ancestralidade e orgulho da identidade negra.
A sexta- feira foi escolhida para data da primeira edição do festival por ser um dia importante para as religiões de matriz africana. Quem se sentir à vontade para isto está convidado a vir de branco celebrar a música, a fé e o respeito.
Serviço:
O que: Primeira edição do Festival Taca Dendê
Onde: Praça Cívica
Quando : 09 de maio (sexta-feira) a partir das 19h
Quanto: Gratuito









